terça-feira, 13 de setembro de 2011

Melhor estrutura x preço mais baixo - como escolher?

Alô, Brasil! Tudo bem? 

Sabe aquele post em que contei que finalmente havíamos escolhido o lugar em que vamos nos casar? Então.  A Natália deixou lá um comentário pedindo mais informações sobre a Chácara das Buganvilias (que mencionei aqui). Natália disse:

Achei super legal achar seu blog. É raro encontrar algum sobre informações assim de Ctba! Estou passando pelas mesmas duvidas que vc e o sonho é praticamente o mesmo. Não fui visitar,mas as tres chacaras são super recomendadas. A escolhida com ctza será uma boa escolha, mas minha situação é pior, o valor do aluguel que eles pediram é impossivel no meu orçamento.
Achei seu blog procurando informações sobre a chácara das buganvilias... é tão fofo o lugar, mas meio mal cuidado ne? vc chegou a fazer as contas? sairia mto caro pra deixar bem decoradinho????
beijos e obrigada desde já...e sim, adorei o blog ....
Nati

Primeiramente, Nati, que bom que você gostou do blog! Minha ideia é justamente compartilhar informações. Assim, além de meus amigos e familiares poderem acompanhar minha saga de noiva em busca do casamento perfeito, outras noivinhas podem aproveitar o que lhes for útil!

Num primeiro momento pensei em apenas responder para a Natália se, na minha opinião, vale a pena locar a Chácara das Buganvilias e se custaria muito para deixar o lugar bem ajeitado. Provavelmente ela ficaria feliz com isso, já que a pergunta foi exatamente essa. Mas acho que a questão merece uma reflexão mais aprofundada.

Quando comecei a procurar o meu lugar dos sonhos, deparei-me com essa dúvida: seria melhor escolher um local menos conhecido do circuito de casamentos tipo um celeiro (por ser mais barato) ou um dos mais recomendados (pela estrutura)?

Para responder essa pergunta, você tem que pensar no que é necessário para o seu casamento. Parece óbvio falando assim, mas não é tanto. Explico: já vi gente casar em churrascaria. Pra essas pessoas, tanto faz se a cadeira é de plástico ou branca-de-ferro-modelo-tiffany. Pra quem vai casar na igreja, pouco importa se o lugar tem lindos bancos e gazebo para a cerimônia. Quem vai fazer um bolo + champagne não precisa de um lugar que tenha palco para banda. Para a noiva que vai se produzir no salão, não faz diferença nenhuma ter um espaço para se arrumar no próprio local. Por outro lado, se você sonha em se casar ao ar livre, é mais fácil escolher um lugar que tenha belos jardins do que ter que embelezar um campo de futebol de areia, por exemplo.

Ou seja: veja quais são os itens essenciais para você e busque um lugar que chegue o mais próximo possível disso. Não vale a pena pagar por uma estrutura que para você é desnecessária, assim como não compensa economizar na locação se você tiver que gastar muito para transformar o lugar naquilo que você deseja.

Lembre-se, ainda, que montar uma estrutura que não existe no local não demanda somente dinheiro, mas também uma trabalheira danada e possíveis incômodos futuros. Por exemplo: se o local escolhido não possui uma equipe de trabalho, você vai contratar pessoalmente faxineiras, manobristas e/ou outras pessoas? Vai checar referências, fazer entrevistas, elaborar contratos de prestação de serviços, fazer os pagamentos? 

Foi pesando esses fatores que decidi escolher não um imóvel para alugar por um dia, mas sim um local especializado em casamentos. Também não me servia uma empresa especializada em eventos corporativos, churrascos de final de semana e amigo secreto, porque nessas eu não senti a segurança necessária. 

Diante disso, embora o local que escolhi fosse cerca de R$ 1.000,00 mais caro, cheguei à conclusão de que a estrutura e serviços inclusos no contrato compensam sim a diferença de preço - no meu caso. Não estou pagando somente a locação da chácara, mas o pergolado e os bancos de madeira brancos no gramado da área da cerimônia; o espaço suficiente dentro do salão para a realização da cerimônia (Plano B); o local e a estrutura para DJ e/ou banda; o salão fechado, coberto (na Buganvilias é tudo aberto, só tem a cobertura), com mesas e cadeiras de ferro (na primeira são de plástico), mesas para o buffet, um sofá para o lounge e móveis da entrada do salão, banheiros bem mais amplos e, caso necessite, um vasto mobiliário para locação; sala da noiva para a produção; outro local para o noivo e padrinhos se arrumarem; cozinha enorme com equipamentos industriais e freezer para as bebidas (na Buganvilias é uma cozinha residencial e não tem freezer); gerador próprio; funcionários na limpeza (2), portaria (1), manobristas (2), coordenação (1)...

Tenho certeza de que, se eu tivesse que providenciar todos os itens acima, custariam bem mais que a diferença de preço que estou pagando, além do empenho que seria. Porém, se na sua festa essas coisas não são necessárias, para que gastar mais?

Por fim, meu conselho é: visite pessoalmente os lugares. Depois de algumas visitas, nossa noção de "caro" e "barato" muda bastante. Vale a pena negociar desconto (para domingo, por exemplo, muitos locais oferecem descontos bem legais) e condições de pagamento (consegui parcelar em 7 vezes). Além disso, somente chegando lá você pode ter aquela tão importante sensação de "é aqui que vou casar"!  Sentindo isso, você terá disposição para (a) negociar e bancar um lugar com melhor estrutura, ou (b) ajeitar o lugar mais barato para ele ficar do jeitinho que você quer.

Se quiser alguma informação mais específica, é só me perguntar!

Beijos e boa sorte!

4 comentários:

Anônimo disse...

Tem razão, as vezes escolhemos um lugar sem pensar em todas possibilidades, acessibilidade e decoração e o barato sai caro...
Bjo

Anônimo disse...

Tem razão, as vezes escolhemos um lugar sem pensar em todas possibilidades, acessibilidade e decoração e o barato sai caro...
Bjo

Cris disse...

Pausa pra reflexão: casar num celeiro seria demais!

Concordo com tudo que você disse. A economia tem que ser colocada no papel porque o casamento envolve muitos fornecedores. Ela tem que comparar o custo do local+decoração+estrutura X local que oferece tudo!
Bjss

Natalia disse...

Olá, mil desculpas pela demora. Li seu post no mesmo dia que me enviou o e-mail mas li tão rapidinho que deixei para depois o comentário e, adivinha? esqueci =/
Mas aqui estou...e agradeço mto pelo post. De vdd achei o lugar lá mto bonito mas realmente o investimento seria mto alto.
Já fiz a reflexão que vc fez váááárias vezes, mas como é raro achar blogs de ctba queria trocar informações em específico mesmo.
Bom, apesar das outras chácaras serem lindas, o orçamento ta mto alto. Fico feliz que consiga realizar seu sonho....o meu ta tendo q ser adaptado...heuheue
beijos
Nati