segunda-feira, 22 de agosto de 2011

Lugares que já conheci - parte 4

Esse texto ficou enorme, mas tenha paciência comigo, que aqui apresento a solução para o dilema "local para casar".

Como eu havia contado aqui para vocês, há três semanas estávamos bem pertinho de decidir o local para o casório. No dia 6 de agosto, conhecemos quatro chácaras, sendo que gostamos muito da Aburá e da Luz da Mata, ambas em São José dos Pinhais. Mas havia uma favorita entre as duas, por razõe$ que logo vocês entenderão.

No sábado seguinte, 13/08, conhecemos mais quatro lugares: Piu José, em Curitiba mesmo, no bairro Orleans (próximo ao Campina do Siqueira); Villa Dei Nonni, Canto Alemão e Salão do Lago, estes últimos três em Colombo. Achamos a Piu José legal, ficamos apaixonados pela Villa Dei Nonni e detestamos os outros dois.

Do que não gostei: no Canto Alemão, não gostei do salão (estreito e comprido), das cadeiras e mesas plásticas, do laguinho cheio de limo, das fotos do lugar decorado, do vídeo que a dona do lugar fez a gente assistir, do barracão onde se realizam as cerimônias... De nada. No Salão do Lago, não gostei do muro com animais pintados e provérbios correspondentes ("o sapo não pula pra trás", "em cavalo dado não se olha os dentes" e coisas do gênero. Juro.), do salão, do lago, do local das cerimônias... De nada. O Salão do Lago, ainda para completar, enviou um dos orçamentos com valor mais alto de locação. 

Mas como tem gosto pra tudo, vai que você gosta? Já vi noivas dizendo que o Salão do Lago é o lugar mais lindo do mundo! o.O

A Piu José é legal. O salão é bonito, as cadeiras são de madeira, num modelo bem mais bonito que as da Villa Dei Nonni. A estrutura é boa e há uma capela para cerimônia, que também pode ser realizada num gazebinho entre as árvores. O buffet é deles (exclusivamente) e o restante dos contratos todos por conta do cliente. Gostamos, mas não nos encantamos.

Quanto à Villa Dei Nonni: a área externa é simplesmente maravilhosa. Os jardins mais bem cuidados que já vi na vida, e isso porque estamos passando por um inverno de fortes geadas. Um lindo gramado cercado de flores, arvorezinhas ornamentais, pergolados de madeira, um gazebo com banquinhos... Numa outra área, há um campo de futebol, uma tirolesa, uma pontezinha sobre um espelho d'água atrás do salão. O atendimento é excelente, desde o segurança, que foi super simpático (chegamos uma hora antes do horário combinado e as pessoas do evento do dia ainda estavam saindo) até a Duciara, responsável pelo local e cerimonialista dos eventos que acontecem lá.

Como nada é perfeito, o salão não é tudo que eu esperava. A estrutura é legal, as cadeiras de madeira não são as mais lindas, mas também não chegam a ser feias (e já são infinitamente melhor do que as de plástico). Só que para a minha quantidade de convidados, não tem espaço suficiente para montar um espaço para o DJ e uma pista de dança, mantendo ainda um espaço razoável de circulação entre as mesas.

Há um salão um pouco menor, envidraçado, na parte debaixo do salão principal. Lá é o local do plano B para o caso de chuva e, segundo a Duciara, também é o local em que os noivos costumam fazer a pista de dança. Mas aí eu fiquei lembrando das festas de casamento das minhas amigas. Sempre tem um momento em que a noiva tem que ir na mesa implorar que o pessoal vá pra pista, porque está todo mundo engatado numa conversa sem fim. Isso porque a pista está ali, às vistas de todo mundo. Imagina se as pessoas tiverem que descer uma escada pra dançar?

Claro que eu espero que as pessoas não fiquem sentadas na mesa o dia todo, até porque o casamento será durante o dia, numa chácara e, se minhas preces forem atendidas, será um lindo dia de sol. Mas a ideia de os convidados ficarem divididos em dois ambientes, em andares diferentes, não me agradou muito.

Além disso, a Villa exige exclusividade nos seguintes contratos: buffet, decoração e cerimonialista. Dos três, o único que não me incomodou foi o último, já que o preço cobrado pela Duciara me pareceu bastante justo e eu super fui com a cara dela. Já vi comentários de gente que casou lá e gostou dos serviços dela. Quanto ao buffet, o orçamento não foi o mais barato e o cardápio não foi o mais maravilhoso. E a decoração, bem, eu não quero contratar ninguém para fazer. Será feita por mim, com a ajuda da minha mãe e agora que ela já está oficialmente comunicada eu posso dizer aqui da minha amiga Mel (vocês ainda vão ler mais sobre ela e o trabalho dela aqui futuramente). E, claro, de todas as pessoas que já estão guardando vidrinhos e garrafas para mim e que se oferecerem para ajudar. Para não contratar a decoração da Villa, tenho que pagar uma taxa de R$ 600,00. 

Então chegamos ao ponto de julgar as coisas objetiva e racionalmente. Para tanto, nada melhor que uma ajudinha do amigo Excel.


Observação: os valores são referentes ao meu casamento, portanto não se baseie apenas na minha tabela para concluir que uma chácara é mais barata que a outra. Não sei exatamente os critérios, mas parece que a Aburá calcula o valor de acordo com a quantidade de convidados (até porque inclui no contrato, por exemplo, o serviço dos manobristas). Por isso conheço um casal que orçou na Aburá e na Luz da Mata e, para a quantidade de convidados deles, nas duas sairia pelo mesmo preço.

Conclusões: levando em consideração as vantagens de cada local e, especialmente, o preço, o ideal para mim seria o salão da Aburá com a área externa da Villa Dei Nonni. Os R$ 1.300,00 a mais no preço da Luz da Mata deixam-na de fora na disputa. E a obrigação de contratar os diversos serviços exclusivos da Villa Dei Nonni desagradam a uma noiva que gosta de pesquisar todos os fornecedores do mundo para decidir pelo melhor custo/benefício, e que não pretende contratar nenhuma empresa para a decoração.

Some-se a isso o fato de que na Aburá existem ovelhinhas passeando em frente à enorme varanda anexa ao salão, e creio que temos uma campeã. E, sim, essa era a favorita desde aquele sábado.

Salão Aburá decorado. Olha as cadeiras, que lindas!

Cerimônia dentro do salão. Ninguém quer, mas, se precisar, né?


Aqui dá pra ver ao fundo a varandona. Imagino ali um barzinho onde serão montados os drinks, sob o sol...

Das janelas se vê muito verde, além das ovelhinhas que não aparecem aqui. Injusto.

A área externa para cerimônia.

O pergolado e os bancos branquinhos são algo de lindo.
Então é isso, minha gente. Bora telefonar pra Michele (uma simpatia!) da Aburá pra fechar esse contrato e ser feliz!

Beijos!

8 comentários:

Carolina disse...

Rindo muito do cavalo dado... =)

Parei na tabela e fiquei tentando adivinhar tua escolha. Acertei!!! \o/

E lindas mesmo essas fotos, hein? Gostei do tapete verde!

Oksana disse...

Carol, tinha um provérbio para cada animal da fauna... Não cutuque a onça com vara curta, cão que ladra não morde, mais vale um pássaro na mão que dois voando... A estradinha que leva do portão da chácara até o salão é ladeada por esse muro comprido com os animais pintados, você vai andando e apreciando os ditos populares... Imaginei os convidados rolando de rir (como eu fiz)! hahahaha

Ana Barbieri disse...

Deu certo, Shu?? Eeeee! Que bacana! Fiquei bem feliz e acho que fez uma ótima escolha! bjos

Ana Barbieri disse...

Deu certo, Shu?? Eeeee! Que bacana! Fiquei bem feliz e acho que fez uma ótima escolha! bjos

Natasha disse...

ÊÊÊ!! Que bom!! Lugar liiindo!

Carolina disse...

Ai, que meigo!!! hahahaha

'Brigada pela força, viu?
E é só dizer pra qual email tenho que mandar o cupom!

Beijos!!!

Luiza disse...

Excelente escolha, sis!! Parabéns!! Beijoss

Natalia disse...

Achei super legal achar seu blog. É raro encontrar algum sobre informações assim de Ctba! Estou passando pelas mesmas duvidas que vc e o sonho é praticamente o mesmo. Não fui visitar,mas as tres chacaras são super recomendadas. A escolhida com ctza será uma boa escolha, mas minha situação é pior, o valor do aluguel que eles pediram é impossivel no meu orçamento.
Achei seu blog procurando informações sobre a chácara das buganvilias... é tão fofo o lugar, mas meio mal cuidado ne? vc chegou a fazer as contas? sairia mto caro pra deixar bem decoradinho????
beijos e obrigada desde já...e sim, adorei o blog ....
Nati