quinta-feira, 8 de março de 2012

Você está fazendo isso errado

É evidente que, quando a gente cria um blog, espera ter visitas, seguidores, comentários. A ideia toda consiste em compartilhar nossas opiniões, descobertas, dúvidas e tudo mais. Caso contrário, a gente podia escrever num caderno e guardar na gaveta, né?

Tem gente, porém, que pensa EXCLUSIVAMENTE no número de acessos, como se isso tornasse seu blog melhor. Mas olha, tem tanta porcaria por aí recebendo milhares de acessos diários... Enquanto vários blogzinhos bacanas e despretensiosos permanecem quase desconhecidos.

Eu criei esse blog pensando em dividir com amigos (especialmente as amigas surtadas que não param de me perguntar como andam os preparativos - adoro!) e familiares o andamento desse projeto que é o meu casamento. Um projeto infinitamente especial - para mim, para o noivo e para as pessoas muito próximas de nós. Para o resto do mundo, é só mais um casal reconhecendo publicamente sua união.

Claro que, nesse processo, é super legal conhecer (ainda que seja apenas virtualmente) um monte de gente legal, com opiniões semelhantes ou até completamente diferentes das minhas. Isso é enriquecedor e muito divertido. 

Os blogs que acabam sendo muito acessados (não é o caso do meu) muitas vezes conseguem essa proeza em razão de publicarem algo de diferente, inédito, especial. Alguns poucos blogs trouxeram para o Brasil uma visão diferenciada dos casamentos, do jeito que eles acontecem no exterior: de um jeito simples, delicado, com a participação da família, com uma pegada vintage, muitas vezes sustentável, eco-chic... Depois um milhão de outros começaram a reproduzir esse conteúdo. Claro que são aqueles primeiros que conseguiram um exército maior de seguidores, embora muitas vezes meros replicadores também atinjam um grande público. Também vejo que é preciso disciplina e tempo - me falta um tanto de cada - para manter o blog sempre atualizado e interessante.

Enfim, embora tenha alguma noção de como acontece, não sei se existe uma receita para ter um blog popular. Porém, eu sei reconhecer de cara quando a pessoa está fazendo isso errado - ou está tentando se tornar popular pelos motivos errados.

Acontece quando alguém entra no meu blog e deixa comentários em diversos dos meus textos sem fazer NENHUMA menção ao que eu escrevi, limitando-se a pedir que eu visite o seu blog. Causa uma péssima impressão, né? A pessoa não se dá nem ao trabalho de ler o que você escreve, e manda logo um CTRL+C CRTL+V em todos os blogs que vê pela frente convidando a visitar o seu fantástico blog. Quase dá pra ler nas entrelinhas: "venha ver, o meu é melhor que o seu".

Sério, não é assim que se conquista leitores. Seguidores talvez sim, coisa que se ganha fazendo um sorteio de qualquer coisa e estabelecendo como regra que os participantes sejam seguidores. Um monte de gente vira seguidora pra poder participar do sorteio, mas dificilmente lê de verdade os textos. Se isso basta para você, tá aí a dica: sorteio!

Mas me deixar um milhão de comentários pedindo pra eu visitar o seu maravilhoso blog que promete revolucionar o ramo dos casamentos não vai dar certo. Inclusive já marquei você como spam. Pensando bem, não sei nem porque estou me dirigindo diretamente à pessoa em questão, já que ela não lê nada mesmo!

8 comentários:

Jessica Stremel disse...

Sabe que concordo com vc..... eu comento qdo posso (jah que leio no meu trabalho e não sei pq não consigo comentar nos blogs) ou se realmente o q tah escrito me ajudou muito ou tenho algo pra compartilhar....
Agora ultimamente recebo muito desse CRTL+C CRTL+V..... e se não comento algo realacionado ao meu post... nem visito o blog....

Criei o blog para compartilhar as minhas ideias malucas... segue quem quer...rsrs

Bjus

Carolina disse...

Taí um post que eu queria ter feito uma boa meia dúzia de vezes!!!
Em uma dessas vezes me enfezei e reclamei com uma menina que nem meu nome acertou e ela voltou enfurecida!!! rsrsrsrs

Beijão!!!

Opção? Ser magra! disse...

De fato, o 'visite meu blog' ENCHE o sacoooo mesmo.

Sorteios não são de todo mal, eles podem aliviar o orçamento de algumas.. (como eu q ganhei 100 convites pro meu chá).

E vc andava sumida hein. Leio os posts do dia, na ordem em q aparecem no painel.. e ha tempos q vc sumiu.

Opção? Ser magra! disse...

ahuahau tem uns sorteios que me dão preguiça de tanta coisa q tem q fazer... divulga link, pôr banner, etc etc

qto a dieta, minha rotina tbm é corridissima, mas eu me impus acordar mais cedo e andar no simulador de caminhada.

:D

Melina Senson Cestari disse...

Oksana. Concordo em gênero, número e grau...
Direto e reto!
Beijosss

Carolina disse...

A menina que tentou fazer propaganda do blog deu ctrl+c, ctrl+v no [se não me engano] blog da Cris! Daí ficou mais na cara ainda que ela estava fazendo trabalho em série... =D

Uma dica: não é Nothing else matters! rsrsrs

Luana M. disse...

KKKKK, eu nem aprovo mais esse tipo de comentário!!!! Só que agora as LOUCAS estão mandando mensagem INBOX pelo Facebook, vc acredita??? Tipo, nem são minhas amigas, me acham no Facebook de alguém ou no Google.

Oksana, o que importa mesmo para quem quer ser blogueira "profissional" é o poder de influência dos posts e a fidelidade dos leitores. Número de seguidor é muito anos 2000.

Um beijo!

Anônimo disse...

Oki...

Eu "sigo" vc desde a época do quem no cosmos.

Já ri, já chorei, já fiquei triste, brava. Já concordei, discordei, quis puxar sua orelha e vaja, vc nem sabe que eu existo!

Tbém estou morando junto e esperando que meu pedido de casamento venha também e já que vc está nessa odisséia, me delicio aqui com sua jornada.

Tem muita gente que vem e quer apenas acesso para seu blog, mas tem também e creio que em bastante quantidade, pessoas como eu que vem aqui, lê e fica quietinha, embora tenha adorado tudo!

Beijo viu? Sua linda!

Anne.