sexta-feira, 9 de novembro de 2012

Istambul - Lua-de-mel - parte 4

Após a deliciosa visita à cisterna, almoçamos e voltamos para o hotel, onde nos buscaram de van para irmos até o local de embarque para um cruzeiro pelo Bósforo. O passeio é muito agradável e a vista é linda. Do barco se veem diversos pontos do lado europeu e também do asiático de Istambul.


Acho que não cheguei a comentar isso antes, mas essa viagem, justamente a de lua-de-mel, foi a primeira que eu fiz sem nenhum planejamento. Devido à correria com os preparativos para o casamento, não tive tempo de elaborar um roteiro, como gosto sempre de fazer. Não sou do tipo que parte para um destino com tudo absolutamente planejado, claro. Gosto de deixar espaços em aberto no dito roteiro para eventuais surpresas, dicas de moradores locais ou outros viajantes conhecidos durante a viagem, para gastar mais tempo num determinado lugar que eu me apaixone ao conhecer...


Mas um planejamento básico é sempre importante. Não gosto de guias de viagem, preferindo sempre as informações encontradas em blogs, fóruns e sites como o TripAdvisor, além de dicas de amigos. Fazendo essa pesquisa prévia, quase sempre é possível fugir de armadilhas pega-turista. E também dá pra descobrir as melhores opções de passeios, restaurantes e hotéis.


Dito isso, não vou nem recomendar o passeio de barco específico que nós fizemos (por sinal, nem me lembro o nome da empresa). Não porque tenha sido ruim, de modo algum. O barco era bom, o serviço foi de acordo com o esperado e o passeio é delicioso - desde que o dia esteja lindo como estava no dia em que fizemos o cruzeiro, não tem como não se divertir.


Porém, depois de retornar da lua-de-mel tive a oportunidade de ler relatos de outros viajantes sobre cruzeiros no Bósforo que parecem muito mais interessantes que o que nós fizemos, especialmente pela possibilidade de parar em alguns locais. E aparentemente alguns são até mais baratos do que nós pagamos. Recomendo a leitura desse post da Viajante Crônica, por exemplo.

Como eu não tive tempo de fazer essa pesquisa antes e Mr. Guerra não se anima muito a assumir esse papel, acabamos aceitando as dicas recebidas no nosso hotel. Foram boas, claro, mas certamente longe de serem as melhores.



Enfim, não importa se você escolher um barquinho a remo ou uma embarcação luxuosa, como diria o mineirinho, "ói... fei num é"! Fato que se pode constatar pelas fotos que ilustram esse post!


Beijos!

Nenhum comentário: