quinta-feira, 18 de abril de 2013

Fornecedores

Olá, noivas queridas!

De vez em quando alguém chega aqui nesse pobre blog abandonado, graças a pesquisas no Google, buscando informações diversas. Algumas noivinhas às vezes me mandam e-mails, que respondo assim que consigo.

Para facilitar a vida e quem sabe auxiliar algumas nas suas decisões, vou passar uma lista dos meus fornecedores, especialmente aqueles que super indico, até de olhos fechados!

Fotografia
Começo por esse item não só porque considero fundamental contratar um bom profissional para registrar esse momento tão especial na nossa vida, mas também porque esse foi o primeiro contrato que fechamos! Mr. Guerra é apaixonado por fotografia, entende do assunto muito mais do que eu, e se encantou pelo trabalho do Emerson Correa à primeira vista. Como o Emerson já era a minha primeira opção mesmo, não chegamos sequer a visitar outro fotógrafo.
Mas vale aqui falar do que você não vê apenas visitando o site e olhando o portfolio do fotógrafo: o atendimento do Emerson, sempre acompanhado pela queridíssima esposa Silmara, é sensacional. Não tenho do que reclamar: pontualidade, qualidade, disposição para fazer exatamente o que você tem em mente... Simplesmente perfeito. 
Veredicto: APROVADÍSSIMO!

Vídeo
Enquanto algumas noivas buscam empresas que utilizam equipamento de cinema, filmagem aérea e sei lá o que mais, outras cogitam a possibilidade de nem contratar serviço de vídeo. Eu estava no segundo grupo, mas - FELIZMENTE - fui convencida por amigas que já casaram de que esse serviço também era indispensável. Se você está pensando em não contratar, espero convencê-la do contrário também. Por quê?
- Você pode achar um saco ter que ver o interminável vídeo do casamento da sua prima, mas não vai achar isso do SEU vídeo de casamento.
- Muitos profissionais já se modernizaram em termos de técnica e edição do material. Pesquisando e conversando bastante com o profissional escolhido, explicando o que deseja, você vai conseguir um vídeo muito mais gostoso de ver do que aquelas filmagens antiquadas.
- Quando assistir ao seu vídeo, você vai poder ver detalhes captados pela câmera que você não viu durante a festa.
- Você pode até não querer vê-lo logo após o casamento, talvez nem um ano depois, mas certamente vai querer ver algum dia, e/ou mostrar para seus filhos.
- Seus pais e sogros também vão querer ver.
Roger (à direita) e seu fiel escudeiro
- Óbvio, mas vale lembrar: foto não capta som. As palavras do padre/pastor/juiz de paz, os votos de vocês (se houver), as músicas do cortejo... Uma amiga que foi ao meu casamento um dia falou que toda vez que ouve "All Of My Love", do Led Zeppelin, lembra de mim entrando linda na cerimônia, com essa música tocada ao vivo pelo quarteto que contratei. Como viver sem esse registro?
Contratei o Roger Loqueta e fiquei super satisfeita. Esse é outro cara incrível. Foi o primeiro a chegar no dia do meu casamento, antes do meu cerimonial já estava lá. Não apenas registrando, mas me acalmando, conversando, me animando quando o tempo fechou, comemorando quando o tempo abriu... Indiquei para uma amiga que casou no início desse mês e ela também gostou muito do trabalho dele.
Veredicto: APROVADÍSSIMO!


Cerimonial
Contratei uma pessoa que encontrei numa falecida comunidade de noivas curitibanas no Orkut. Provavelmente teria sido meu maior arrependimento se eu não tivesse rescindido o contrato. Conversei muito para ela me devolver o dinheiro que eu já havia pago, ofereci até pagar a multa contratual pela rescisão - embora eu não entenda que a culpa pela rescisão tenha sido minha e ela nunca tenha feito nada de útil desde a contratação. Ela prometeu me devolver, me enrolou por meses e eu desisti. Não achei que valesse a pena brigar judicialmente pelo valor, e só quero mesmo distância daquela pessoa. Prefiro não divulgar o nome para não correr o risco de um processo por difamação, mas quem quiser me manda e-mail que conversamos. Basicamente, ela só indica profissionais (de reputação duvidosa) que pagam comissão para ela, não repassa os contatos: ela mesma pede os orçamentos e encaminha para a noiva, que fica sem nenhum controle da situação.
Sidney e equipe: anjos da guarda!
Felizmente desisti dela e contratei meu anjo da guarda, o Sidney Petrelli. Ele conhece praticamente todo mundo, se não conhece corre atrás. Você pede indicação de um serviço, ele te dá uma lista de nomes e telefones, com as devidas recomendações. Não decide por você, mas dá opiniões sinceras (não, ele não concordava sempre comigo). Uma pessoa extremamente confiável, que garante a organização perfeita do evento, coisa que ouvi de quase todos os profissionais que contratei. "O seu cerimonialista é o Sidney? Ah, então fica tranquila que sua festa será perfeita!". E foi!
Veredicto: APROVADÍSSIMO!


Pense numa noiva que deu trabalho...

Buffet, bolo, doces, macarons e antepastos
Pesquisei com diversos fornecedores e decidi fechar tudo com a Sonia Bacellar. A comida estava excelente, todos elogiaram. Os doces também foram um sucesso. Se pudesse voltar no tempo, talvez contratasse somente o bolo de outra pessoa. Foi o maior estresse convencer a Sonia a fazer como eu queria: um bolo de verdade e sem pasta americana. Acho bolo falso brega. Pasta americana pra mim tem gosto de massa de modelar. Detesto. Queria um bolo simples, real, gostoso. Bonito? Sim, mas nem era essa a minha prioridade. No fim das contas ficou gostoso (um bolo de chocolate coberto de chantilly, servido com calda de frutas vermelhas), mas achei a massa meio dura. 

O restante, em compensação, foi perfeito. Por convicções éticas, não como e nem servi carne, somente peixes e massas. Mesmo assim, quase todo mundo adorou, exceto duas pessoas cuja opinião nem merece ser levada em consideração, pois fizeram de tudo para tentar estragar minha festa. Enfim. Até os mais carnívoros aprovaram a moqueca deliciosa, as três opções de massas com molhos variados, a mesa gigante e super variada de antepastos, queijos, pães, muita coisa boa. 
De qualquer maneira, fechar tudo no mesmo lugar compensou por dois motivos: maior facilidade na negociação do preço e praticidade, especialmente se tratando de uma empresa de renome e super confiável, bem mais fácil do que coordenar vários fornecedores. O atendimento deles também é excelente, tanto da Sonia quanto do Guimarães, seu sócio, os funcionários, inclusive os garçons, muito educados e atenciosos.
Veredicto: APROVADO!




Local
Como vocês podem ver nos posts mais antigos, esse foi um dos itens que mais pesquisei. Como meu plano sempre foi casar numa chácara, durante o dia, nem cheguei a procurar e visitar buffets e salões da cidade. Mas chácaras... Não digo que tenha visitado todas, mas se não visitei foi porque: (i) não existia ainda; (ii) não consegui contato ou não tive resposta para os e-mails; (iii) algum outro motivo me fez desistir antes mesmo de visitar, como preço, má reputação, enfim.
Fiquei entre a Aburá e a Luz da Mata, escolhendo a primeira por uma série de motivos já descritos aqui. Esse foi mais um contrato feliz. Deu tudo certo, a organização deles é impecável. O lugar é fácil de encontrar, que eu saiba nenhum dos convidados se perdeu (inclusive os que vieram de outras cidades) e o acesso é bom, não precisa pegar estrada e tem um trechinho muito curto de estrada de terra, diferente do que acontece com outras chácaras. O salão decorado ficou lindo, a área externa da cerimônia também, o quarto para a minha produção foi bom, os serviços durante a festa sempre presentes (limpeza do banheiro, salão etc.). Recomendo!
Veredicto: APROVADÍSSIMO!

Produção
Cheguei à Paula Duarte por indicação da Shara, minha professora de dança, e sou tão grata por essa indicação! A Paula fez meu cabelo e maquiagem em três ocasiões: meu ensaio fotográfico, meu casamento civil e no dia da cerimônia/festa. Ela é uma profissional excelente, além de muito querida! Pontual, atenciosa, e lê pensamentos... rs... Adivinhou exatamente o que eu tinha em mente para maquiagem e cabelo. Nas três situações, a produção foi perfeitamente adequada e eu fiquei lindaaa... hohoho
O make durou a festa todinha, só retoquei o batom, e o cabelo ficou tão lindo... Amei!
Veredicto: APROVADÍSSIMA!





Decoração
Quem acompanha o blog desde o início sabe que meu plano inicial era a decoração ser feita por mim mesma, com a ajuda da minha mãe e amigas. Graças a Deus eu desisti dessa ideia maluca. Faltando pouquíssimo tempo para o casamento, o meu anjo Sidney me recomendou a Irene, da Imediatta Decorações, que fez um orçamento super honesto (ao contrário de outros que recebi, que pediam meus dois rins e um dos pulmões), topou encarar minhas ideias malucas (usar meus vidros de conserva e garrafas pintados, flores azuis, objetos pessoais, relíquias de família) e foi sempre uma querida. O resultado foi a cerimônia, o salão e o bouquet lindíssimos, a minha cara, super elogiados, tudo feito no capricho, dentro do prazo.
Veredicto: APROVADÍSSIMO!









Fotocabine
A cabine fotográfica é o máximo. Todo mundo adora! A cabine anima sua festa: as pessoas vão inúmeras vezes, com diferentes acessórios, fazer mil poses. Agrada desde as crianças até os idosos. As fotos são excelentes lembrancinhas, que duram bem mais que um bem-casado. Vale muito a pena! 
Contratei a Cabine em Foco e gostei bastante: eles decoram a cabine com uma foto gigante do casal (se você quiser, claro), a nossa ficou o máximo (usamos uma do ensaio com o Emerson), são pontuais, o atendimento é ótimo. O cara já havia desligado a cabine e ligou tudo de novo pra eu tirar mais umas fotos. Quando avisado que havia um álbum para os convidados colarem as fotografias e deixarem recados para os noivos, mesmo sem eu ter pedido ele começou a imprimir cópias das fotos, de modo que cada convidado podia colar uma no álbum e levar outra de lembrança. E algum tempo depois do casamento, recebi um cd com todas as fotos. 
Veredicto: APROVADÍSSIMO!


Dança dos noivos
Fizemos na Center Dança Para Noivos. São bem atenciosos. O professor Carlos teve disposição para encarar a nossa ideia nada convencional: levei para ele duas músicas super difíceis e expliquei que queria dançar um pouco de cada. Uma versão de The Puppini Sisters para Bei Mir Bist Du Schon e Some Like It Hot, do Club Des Belugas. Ele topou o desafio e foi bastante atencioso.
Gostamos do resultado!
Veredicto: APROVADO!

 



Bom, gente, terei que fazer uma pequena pausa para trabalhar, depois volto para contar sobre outros fornecedores, como os músicos da cerimônia, o DJ, bar, locação de mobiliário... Acho que é isso.

Também sobre onde comprei o Baker’s Twine (e para que usei), as bolhas de sabão, brincos, colar, luvas, voilette, bouquet de Santo Antônio, cabide do vestido, paper straws, bebidas, porta-retratos, traje do noivo, presentes dos padrinhos, álbum para fotos da cabine, canetas, cavalete, roupas das daminhas, meus sapatos, sombrinhas orientais, suqueiras, passarinhos do topo de bolo...

E as coisas que eu fiz: adereços e plaquinhas para a fotocabine, árvore de digitais, fita com nome das solteiras, clipe, convites, kit-toilettes, leques/programas, lágrimas de alegria, save the date, vasos, garrafas e vidros em geral para os arranjos...

E as coisas que alguém fez pra mim, como o ninho porta-alianças e as trufas!

Se alguma noivinha desesperada precisar saber de algum desses itens com urgência, por favor fale nos comentários que eu agilizo o relato específico!

Beijinhos!

5 comentários:

Luh disse...

Que legal vc ter aparecido aqui!!!
Sempre entro pra ver se atualizou!
E muito bacana essa suas postagem,tenho certeza que ajudará muitas noivinhas!



Beijos

Natasha disse...

Antes tarde do que nunca! Sempre dava uma olha tbm. Muito bom!

Géssica (Kinha) disse...

Ei flooor..
Que legal seu blog, que fotos lindas! Já viu que estão rolando dois super sorteios de aniversário no blog, as casadas tambem podem participar!
http://www.umalindapromessa.com/2013/04/sorteios-de-aniversario-pata-noivas-e.html

Beijo
;)

Cabine em Foco >> Cabine Fotográfica disse...

Obrigada queridos noivos!
Foi muito bom participar desse momento tão especial!!

Cabine em Foco >> Cabine Fotográfica disse...

Obrigada, queridos noivos!
Foi muito bom participar desse momento tão especial. Tudo estava muito lindo, ainda mais conhecendo a história de vocês aqui pelo Blog.
Beijo grande, da Cabine em Foco.